Laboratório de Microbiologia

O Laboratório de Microbiologia é a unidade especializada em microbiologia da Biocant – Associação de Transferência de Tecnologia, e tem como principais objectivos a realização de controlos microbiológicos em diversas áreas, assim como o desenvolvimento de actividades de investigação.

O Laboratório é acreditado pelo IPAC (Instituto Português de Acreditação) e pelo ILAC (Internacional Laboratory Accreditation Cooperation) segundo a NP EN ISO/IEC 17025. Com uma equipa dinâmica, alia a motivação à competência e profissionalismo para atingir um nível de competitividade que corresponda à satisfação do Cliente e das entidades regulamentares aplicáveis à sua área de atividade.

ipac                Ambidata® AlWeb
 
 
 

 Diferenciação

 

 
Como nos diferenciamos

“Porque a tecnologia, a ciência e as expectativas dos nossos clientes evoluem, também nós nos comprometemos a uma melhoria contínua do nosso desempenho”.

  • Mais de 35 anos de experiência em Microbiologia;
  • Parcerias com laboratórios nacionais e estrangeiros;
  • Metodologias avançadas e equipamentos modernos, assim como, instalações de qualidade;
  • Auditorias e controlos internos e externos de qualidade;
  • Recursos humanos altamente qualificados;
  • Aconselhamento e consultoria especializados;
  • Acompanhamento personalizado ao cliente;
  • Notificação ao cliente aquando da perceção de situações anómalas;
  • Facilidade de comunicação e resolução de problemas;
  • Avaliações de risco de Legionella em sistemas de água e avaliações microbiológicas (partículas viáveis) da qualidade do ar e superfícies;
  • Acreditação pelo IPAC (Instituto Português de Acreditação) e pelo ILAC (Internacional Laboratory Accreditation Cooperation) segundo a NP EN ISO/IEC 17025;
  • Considerado apto pelo ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos) para análises de água de consumo humano;
  • Reconhecido pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária como laboratório autorizado a realizar análises no âmbito dos Programas Nacionais de Controlo de Salmonelas (PNCS) incluindo as de contestação de resultados por parte do operador.

 
 
 

 Historial

 

 
Início atividade

O Laboratório de Microbiologia iniciou a sua actividade ainda no seio da Universidade de Coimbra há mais de 35 anos. De destacar, a investigação desenvolvida na área da biodiversidade microbiana de aquíferos profundos, a identificação e preservação de microrganismos de múltiplas origens e a descoberta de microrganismos de ambientes extremos, nomeadamente, ambientes termais e ambientes hipersalinos abissais com potencialidades biotecnológicas. De referir, também, o desenvolvimento de métodos analíticos de detecção e identificação de Legionella spp., assim como, metodologias de desinfecção e erradicação destas e de outros grupos microbianos.

Durante os vários anos de investigação foram estabelecidas parcerias com diversas empresas de engarrafamento de águas minerais e termais e, a pedidos destas, foram iniciadas actividades na área de controlo microbiológico.

2003

O Laboratório iniciou o processo de acreditação segundo a NP EN ISO/IEC 17025 para vários parâmetros microbiológicos, na área das águas, tendo em 2005 obtido a acreditação pelo Instituto Português da Qualidade (atualmente denominado Instituto Português da Acreditação, IPAC).

2005

Em Dezembro de 2005 o Laboratório transferiu as suas actividades da Universidade de Coimbra para o Biocant Park. As novas instalações permitiram ao laboratório iniciar a prestação de serviços em novas áreas.

2006

Implementou métodos analíticos no âmbito do controlo microbiológico na área alimentar, ambiental e produtos biológicos.

2007

Foi considerado Laboratório apto, para o controlo da qualidade da água destinada ao consumo humano, pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, I. P. (ERSAR, I. P.), que em 2014 passou a denominar-se Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, abreviadamente designada ERSAR.

2008

Concedida pelo IPAC a extensão da acreditação de 8 parâmetros microbiológicos na área alimentar.

2009

Concedida pelo IPAC a extensão da acreditação em produtos biológicos, amostras ambientais e compostagem.

2011 a 2013

A Unidade realizou nas instalações do Biocant Park, vários cursos teóricos e laboratoriais nas diferentes áreas da sua atividade, a destacar:

  • Análises Microbiológicas de Águas (Água de Consumo Humano, Mineral Natural e de Nascente, Mineral Natural nos Estabelecimentos Termais, Piscinas e Outros Recintos Aquáticos);
  • Análises Microbiológicas de Águas Superficiais, Balneares e Residuais (Pesquisa e Quantificação de Coliformes Totais, Coliformes Fecais, Escherichia coli e Enterococos Pesquisa de Salmonella);
  • Pesquisa, Quantificação e Identificação de Legionella (ISO 11731:1998 e ISO 11731-2:2004);
  • Análise Microbiológica de Alimentos e Produtos Alimentares (Contagem de Microrganismos a 30 ºC; Contagem de Coliformes; Contagem de Escherichia coli; Contagem de Enterobacteriaceae; Contagem de Estafilococos Coagulase Positiva; Contagem de Clostridium perfringens; Contagem de Bolores e Leveduras);
  • Análise Microbiológica de Bactérias Patogénicas em Alimentos (Pesquisa e Contagem de Listeria monocytogenes, Pesquisa de Salmonella spp., Bacillus cereus e Campylobacter spp.);
  • Controlo Microbiológico de Ar, Superfícies e Manipuladores;
  • Controlo Ambiental do Ar (Qualidade do Ar Interior e Salas Limpas);
  • Deteção de Microrganismos por Técnicas de Biologia Molecular;
  • Pesquisa de Microrganismos por Técnicas de ELISA.

2013

Iniciou a prestação de serviços de auditorias a Laboratórios Externos segundo o referencial NP EN ISO/IEC 17025.

2014

Avaliação de risco de Legionella em sistemas de água e avaliações microbiológicas (partículas viáveis) da qualidade do ar e superfícies.

2015 a 2018

Reforçámos a equipa e assinámos contrato com transportadora de forma a responder satisfatoriamente aos nossos clientes a nível nacional.

2019

O Laboratório iniciou análises de controlo ambiental e de processo nas instalações de cultivo e de transformação de Empresas de Canábis assim como no Sector de Ensaios Clínicos.

2020

O início deste ano ficou marcado pela profunda perda do Professor Milton Simões da Costa, Fundador e Diretor Emérito do Laboratório de Microbiologia, líder do grupo Microbiologia de Ambientes Extremos do CNC e Professor Catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. O seu enorme contributo para a Ciência é reconhecido em Portugal e além fronteiras.

Tributo a Milton S. da Costa (22 Fevereiro 1948 – 7 Janeiro 2020)
 
 
 

 Serviços

 

 
Que serviços prestamos
 
Análises e Projetos de I&D 

Análises e Projetos de I&D.pdf

Controlo de qualidade microbiológico em diversas áreas de atividade, tais como: água; alimentos e produtos alimentares; produtos biológicos; amostras ambientais; equipamentos, utensílios e manipuladores; ar; veterinária; cosméticos, dentífricos e produtos farmacêuticos; desinfetantes, sabões e detergentes; biologia molecular; e ensaios imunoenzimáticos.

A Unidade de Microbiologia da BIOCANT desenvolve I&D em diversas áreas, nomeadamente biodiversidade microbiana, identificação e preservação de microrganismos de múltiplas origens.

Avaliações de Risco/Consultoria 

Avaliações de risco de prevenção e controlo da doença dos legionários segundo o Decreto -Lei n.º 52/2018, de 20 de agosto.

Metodologias de desinfeção e irradicação de microrganismos.

Implementação do sistema de gestão da qualidade segundo a NP EN ISO/IEC 17025 com vista a acreditação de laboratórios de análises.

Auditorias 

A Unidade de Microbiologia realiza auditorias a laboratórios de análises microbiológicas segundo a NP EN ISO/IEC 17025

Outros 

A Unidade de Microbiologia tem recursos humanos, técnicos e físicos adequados para prestar outros serviços, para além dos referidos. Cabe ao cliente expor os seus problemas, dúvidas ou atividades para em conjunto com os colaboradores do laboratório encontrarem a melhor estratégia que vá de encontro à sua satisfação e das entidades regulamentares, e salvaguardando sempre a garantia dos mais altos níveis de exigência de Qualidade dos serviços a prestar.
 
 
 

 Equipa


 
Tributo a Milton S. da Costa (22 Fevereiro 1948 – 7 Janeiro 2020)
Fundador e Diretor Emérito da Unidade de Microbiologia
Professor Catedrático do Departamento de Bioquímica, Universidade de Coimbra
1977 – Doutoramento em Microbiologia, Universidade de Indiana, USA

Fátima da Conceição Barreto Folhas
Gestora da Qualidade

António José Azinhaga Teles Grilo
Responsável Técnico de Ensaios Geral / Responsável Novas Metodologias

Ana Margarida da Graça Tavares Ferreira
Responsável Técnica de Águas, Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos

Catarina João Marques Simões
Responsável Técnica de Produtos Biológicos

Ana Carina Fernandes Costa Dias
Responsável Técnica Agro-alimentar e Ambiental

Diana Patrícia Dias Vitória
Técnica Analista

Carlos Ribeiro Pinto
Auxiliar Técnico de Laboratório

Ana Catarina Rodrigues dos Santos
Estágio Profissional do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)

Luís Filipe Silva de Oliveira Escada
Estágio Curricular de Licenciatura de Biologia

Preciosa Carregado Galhote Esteves
Auxiliar de Laboratório
 
 
 

 Contatos

 

 
Unidade de Microbiologia
Biocant – Associação de Transferência de Tecnologia
Parque Tecnológico de Cantanhede, Núcleo 04, Lote 3
3060-197 Cantanhede, PORTUGAL
Tel. +351 231 410 890
Email: lab.micro@biocant.pt

GPS: N 40º34’30,902’’ | W 08º26’48,517’’

Fale connosco:

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem